Comecemos por esclarecer um pouco sobre o que é interface gráfica. Da interface gráfica faz parte o modo como o utilizador interage com os dispositivos digitais através de elementos gráficos como ícones e outros indicadores visuais, em contraste a interface de linha de comando (na qual o utilizador utiliza a comunicação textual para tornar as ações efetivas).
A interação é feita geralmente através de um rato ou um teclado, com os quais o usuário é capaz de selecionar símbolos e manipulá-los de forma a obter algum resultado prático. Esses símbolos são designados de widgets (componente de uma interface gráfica do utilizador (GUI), o que inclui janelas, botões, menus, ícones, etc..)
Como boa parte das tecnologias existentes, a ideia de uma Interface Gráfica do Utilizador (GUI) começou muito tempo antes de possuirmos a tecnologia necessária para implementá-la. Uma das primeiras pessoas a pensar nessa possibilidade foi o engenheiro, inventor e político Vannevar Bush (1890-1974).
Vannevar Bush teve a perceção de que os meios de armazenamento de informações não estavam a suportar uma tão grande quantidade de dados, por isso, Bush imaginou uma máquina, Memex, que tinha a capacidade de armazenar uma grande quantidade de dados, bem como organizá-los de modo a que fosse fácil a sua procura.
Diagrama do Memex de Bush |
0 comentários:
Enviar um comentário