A ergonomia é a disciplina científica relacionada com o entendimento das
interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema,
aplicando teorias, princípios, dados e métodos a fim de otimizar o
bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema.
Os ergonomistas avaliam tarefas, trabalhos, produtos, ambientes e
sistemas, a fim de torná-los compatíveis com as necessidades,
habilidades e limitações das pessoas.
Postura e Ergonomia aplicada á Informática
A ergonomia, na informática, relaciona-se com a qualidade da adaptação de um dispositivo ao seu operador e à tarefa que ele realiza. A usabilidade revela-se quando os utilizadores empregam o sistema para alcançar os seus objetivos num determinado contexto de operação. Pode-se dizer que a ergonomia está na origem da usabilidade, pois quanto mais adaptado for o sistema interativo, maiores serão os níveis de eficácia, eficiência e satisfação alcançados pelo utizador durante o uso do sistema.
A usabilidade define-se por:
Eficácia: a capacidade que os sistemas conferem a diferentes tipos de utilizadores para alcançarem os seus objetivos em número e com a qualidade necessária.
Eficiência: a quantidade de recursos (por exemplo, tempo, esforço físico/cognitivo) que os sistemas solicitam aos usuários para a obtenção dos seus objetivos com o sistema.
Satisfação: a emoção que os sistemas proporcionam aos utilizadores em face dos resultados obtidos e dos recursos necessários para alcançarem tais objetivos.
Por outro lado, um problema de ergonomia é identificado quando um aspecto da interface está em desacordo com as características dos utilizadores e da maneira pela qual ele realiza a sua tarefa. Já um problema de usabilidade é observado em determinadas circunstâncias, quando uma característica do sistema interativo provoca perdas de tempo, compromete a qualidade da tarefa ou mesmo inviabiliza a sua realização. Como consequência, isto provoca no utilizador do sistema sentimentos de aborrecimento e frustação.
0 comentários:
Enviar um comentário