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  1. Interface Gráfica, Interatividade e Realidade Virtual

    quarta-feira, 1 de outubro de 2014



           



     



         Realidade Virtual é uma imersiva e interativa experiência que se baseia em imagens gráficas 3D geradas por computador em tempo real, em outras palavras, é uma simulação de um mundo real, ou apenas imaginário gerado por computador.

         Assumimos como conceito de Realidade Virtual o uso de alta tecnologia para convencer o usuário de que este se encontra em outra realidade, provocando o seu envolvimento por completo.

         Ou seja, na Realidade Virtual são utilizados computadores e interfaces que interagem com o usuário para criar o efeito de um mundo tridimensional que inclui objetos interativos que provocam em nós uma sensação de realidade.

         A Realidade Virtual é, assim, como uma representação da realidade física, na qual o indivíduo existe em três dimensões, tem a sensação do tempo real e a capacidade de interagir com o mundo ao seu redor. Os equipamentos de Realidade Virtual simulam essas condições, permitindo ao usuário interagir com os objetos de um mundo virtual e fazer com que eles respondam de acordo com suas ações.

    A História

      

    A Realidade Virtual teve seu início na indústria de simulação, com os simuladores de voo que a Força Aérea dos Estados Unidos passou a construir depois da Segunda Guerra Mundial.

    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fe/US_Navy_100224-N-7676W-204_Marines_from_the_2d_Battalion,_8th_Marine_Regiment,_train_with_the_Future_Immersive_Training_Environment_(FITE)_Joint_Capabilities_Technology_Demonstration_(JCTD)_virtual_reality_system.jpg 


    A sua evolução esteve sempre relacionada com fins científicos e militares com fundos governamentais na ordem dos milhares de milhões de euros, com projetos desenvolvidos por várias entidades como a NASA. Porém, mais tarde percebeu-se que os projetos da NASA poderiam se tornar equipamentos comercializáveis, o que deu início a inúmeros programas de pesquisa em Realidade Virtual em todo o mundo. De empresas de software às grandes corporações de informática começaram a desenvolver e vender serviços e produtos voltados para Realidade Virtual.
     
       A primeira tentativa de comercialização de um produto de Realidade Virtual foi em 1962 com o Sensorama de Morton Heilig. O Sensorama era uma espécie de cabine que permitia ao usuário expor-se a uma combinação de som stereo, visão tridimensional, vibrações mecânicas, ar movimentado por ventiladores e até aromas, tudo isso proporcionando ao utilizador a participação em uma viagem multissensorial, no entanto foi um fracasso comercial.

                 A AutoDesk, em 1989, apresentou o primeiro sistema de Realidade Virtual voltado para computadores pessoais.

                 Em pleno século XXI a Realidade Virtual têm vindo a sofrer uma grande evolução, encontrando-se hoje em diversas aplicações, tais como: jogos e entretenimento, simulação e treino aeronáutico e militar, arquitetura e planificações urbanísticas, educação e tratamento de fobias.

                Este ano foram apresentados dois protótipos de capacetes HMD (Head-Mounted Display) que estão prontos a ser comercializados no final de este ano, o Oculus Rift, financiado pelo Facebook, e o Morpheus Project da Sony, que irá ser utilizado juntamente com a PS4.

               Os dois têm aplicação e objetivo comum, trazer ao público uma nova experiência de jogo e um preço aliciante para uma tecnologia tão avançada. Ainda nenhum dos projetos tem data oficial de lançamento, mas tudo indica que será no final de 2014 ou no início de 2015.   
      

     



     



         


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