Realidade Virtual é uma imersiva e
interativa experiência que se baseia em imagens gráficas 3D geradas por
computador em tempo real, em outras palavras, é uma simulação de um mundo real,
ou apenas imaginário gerado por computador.
Assumimos como conceito de Realidade
Virtual o uso de alta tecnologia para convencer o usuário de que este se
encontra em outra realidade, provocando o seu envolvimento por completo.
Ou seja, na Realidade Virtual são
utilizados computadores e interfaces que interagem com o usuário para criar o
efeito de um mundo tridimensional que inclui objetos interativos que provocam
em nós uma sensação de realidade.
A Realidade Virtual é, assim, como uma
representação da realidade física, na qual o indivíduo existe em três
dimensões, tem a sensação do tempo real e a capacidade de interagir com o mundo
ao seu redor. Os equipamentos de Realidade Virtual simulam essas condições, permitindo
ao usuário interagir com os objetos de um mundo virtual e fazer com que eles
respondam de acordo com suas ações.
A História
A Realidade Virtual teve seu início na
indústria de simulação, com os simuladores de voo que a Força Aérea dos Estados
Unidos passou a construir depois da Segunda Guerra Mundial.
A sua evolução esteve sempre relacionada
com fins científicos e militares com fundos governamentais na ordem dos
milhares de milhões de euros, com projetos desenvolvidos por várias entidades
como a NASA. Porém, mais tarde percebeu-se que
os projetos da NASA poderiam se tornar equipamentos comercializáveis, o que deu
início a inúmeros programas de pesquisa em Realidade Virtual em todo o mundo.
De empresas de software às grandes
corporações de informática começaram a desenvolver e vender serviços e produtos
voltados para Realidade Virtual.
A
primeira tentativa de comercialização de um produto de Realidade Virtual foi em
1962 com o Sensorama de Morton Heilig. O Sensorama era uma espécie de cabine
que permitia ao usuário expor-se a uma combinação de som stereo, visão tridimensional, vibrações mecânicas, ar movimentado
por ventiladores e até aromas, tudo isso proporcionando ao utilizador a
participação em uma viagem multissensorial, no entanto foi um fracasso
comercial.
A
AutoDesk, em 1989, apresentou o primeiro sistema de Realidade Virtual voltado
para computadores pessoais.
Em
pleno século XXI a Realidade Virtual têm vindo a sofrer uma grande evolução,
encontrando-se hoje em diversas aplicações, tais como: jogos e entretenimento, simulação
e treino aeronáutico e militar, arquitetura e planificações urbanísticas,
educação e tratamento de fobias.
Este
ano foram apresentados dois protótipos de capacetes HMD (Head-Mounted
Display) que estão prontos a ser comercializados no final de este
ano, o Oculus Rift, financiado pelo Facebook, e o Morpheus Project da Sony, que
irá ser utilizado juntamente com a PS4.
Os dois têm aplicação e
objetivo comum, trazer ao público uma nova experiência de jogo e um preço
aliciante para uma tecnologia tão avançada. Ainda nenhum dos projetos tem data
oficial de lançamento, mas tudo indica que será no final de 2014 ou no início
de 2015.
0 comentários:
Enviar um comentário