- lendo os movimentos realizados pelo usuário (e pelas várias partes de seu corpo);
- impressionando seus sentidos a fim de simular sensações.
No que tange à leitura, temos duas categorias:
- leitura da posição de um ponto no corpo do utilizador;
- leitura do ângulo de flexão ou rotação de um membro ou parte do corpo do utilizador.
Quanto a impressionar os sentidos, a Realidade Virtual atua em geral sobre a visão, a audição e o tato.
Nos dispositivos de visualização da Realidade Virtual é importante destacar o seguintes:
HMD (Head Mounted Display) ou capacete de visualização |
BOOMs - Binocular Omni-Orientation Monitor |
Quanto aos dispositivos de leitura de movimentos apresentamos os seguintes:
Datagloves (luvas de dados) |
Dispositivos geradores de sensação de tato e de força.
Também chamados de haptic interfaces os sistemas que produzem sensação de tato (touch feedback) ou de força (force feedback) são usados em ambientes de Realidade Virtual para aumentar a sensação de imersão.Por exemplo, pegar uma bola de tênis virtual com a mão e jogá-la para cima pode ser uma experiência muito mais rica se você sentir a textura e o peso bolinha. Manipular o braço de um robô para transportar um objeto, pode ser muito mais rápido se você tiver a sensação de que está tocando o objeto e de que ele tem um certo peso.
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