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  1. Interface Gráfica, Interatividade e Realidade Virtual

    quarta-feira, 1 de outubro de 2014

    Os dispositivos para Realidade Virtual tem como função básica gerar a sensação de imersão do usuário em um ambiente virtual. Para tanto estes dispositivos atuam de duas formas:

    • lendo os movimentos realizados pelo usuário (e pelas várias partes de seu corpo);
    • impressionando seus sentidos a fim de simular sensações.

    No que tange à leitura, temos duas categorias:

    • leitura da posição de um ponto no corpo do utilizador;
    • leitura do ângulo de flexão ou rotação de um membro ou parte do corpo do utilizador.

    Quanto a impressionar os sentidos, a Realidade Virtual atua em geral sobre a visão, a audição e o tato. 

    Nos dispositivos de visualização da Realidade Virtual é importante destacar o seguintes:

    http://images.freshnessmag.com/wp-content/uploads/2013/09/sony-hmz-t33d-head-mounted-display-3-570x377.jpg
    HMD (Head Mounted Display) ou capacete de visualização


    http://sabia.tic.udc.es/gc/Contenidos%20adicionales/trabajos/3D/Realidad%20Virtual/web/imagenes/dispositivos/BOOM1.jpg
    BOOMs - Binocular Omni-Orientation Monitor
    Quanto aos dispositivos de leitura de movimentos apresentamos os seguintes:

    http://www.roboblock.com/mall/shop_image/Data_Glove_System_300.jpg
    Datagloves (luvas de dados)




     

    Dispositivos geradores de sensação de tato e de força.

    Também chamados de haptic interfaces os sistemas que produzem sensação de tato (touch feedback) ou de força (force feedback) são usados em ambientes de Realidade Virtual para aumentar a sensação de imersão.


    Por exemplo, pegar uma bola de tênis virtual com a mão e jogá-la para cima pode ser uma experiência muito mais rica se você sentir a textura e o peso bolinha. Manipular o braço de um robô para transportar um objeto, pode ser muito mais rápido se você tiver a sensação de que está tocando o objeto e de que ele tem um certo peso.



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